Concurso Ateneu 2012

Concurso Ateneu 2012
Concerto Banda Filarmónica 1º Dezembro Pragança

quarta-feira, 13 de julho de 2011

A Música de Pragança

Exposição de Fotografia
A MÚSICA DE PRAGANÇA NA JUNTA DE FREGUESIA DE LAMAS

De 03 a 31 de Julho o edifício sede da Junta de Freguesia de Lamas acolhe a exposição de fotografia  A Música de Pragança dedicada à Banda Filarmónica 1º de Dezembro de Pragança, instituição com 129 anos.
Inaugurada no dia 03 de Julho, Dia da Freguesia de Lamas, A Música de Pragança pode ser comtemplada, ouvida e sentida no salão nobre da freguesia às 2ªs, 4ªs e 6ªs das 14.00 às 18.00 e às 3ªs e 5ªs das 14.00 às 20.00 Horas.

A Exposição

Linguagem universal, a música “é a expressão do belo que existe dentro de nós”. Arte de uma força maior que nos toca, é veículo que pode unir os povos, podendo ser também contributo para a Paz e alimento para o espírito.
Sob o espirrar dos foguetes, anunciando a alvorada, ecoam no ar os primeiros acordes dos clarinetes, tubas, flautas e demais instrumentos que procuram o seu melhor timbre…  mas são os metais que dão colorido especial e único a cada partitura, animando a festa ciclicamente repetida. É a Música de Pragança descendo a rua a passo e a compasso. Inspiração para os mais novos, que assim estabelecem, pela primeira vez, por vezes, um contacto directo com os sons musicais. É o início da Festa na Aldeia, onde a Missa é rito perene, tal como a Procissão enfeitada de andores e acompanhada de acordes musicais agora mais serenos, melodiosos, como pede o momento. Sob o calor de Agosto a Banda Filarmónica da Associação Sociedade 1º de Dezembro de Pragança marca o ritmo da cerimónia. É com empenho, generosidade e brio que os seus elementos cumprem a sua tarefa, investindo na sua formação musical e preparação, no tempo de descanso das suas actividades escolares e profissionais, prestando um verdadeiro serviço público.
Os sons e as imagens cruzam-se nas recordações de infância e juventude do autor que, desde 1993, faz registos em película a preto e branco que trabalha em laboratório e agora expõe como homenagem à Música de Pragança, que tem tido, há mais de um século, um papel importante na animação musical local. Desafia os visitantes, através da partilha destas imagens, a reconhecer a sua acção na comunidade, que está muito para além da representação exterior dos elementos humanos e materiais que a compõem e que foram captados pela sua objectiva.

Biografia

Vítor Cordeiro nasceu em Chão do Sapo, freguesia de Lamas, concelho de Cadaval, em 1953. Desde muito cedo manifestou interesse pela fotografia, mas foi a partir de 1983, altura em que se radica em Macau, que desenvolveu as técnicas, tendo participado no curso de fotografia do Instituto Politécnico. Regressado a Portugal em 2000 continua a registar traços da nossa cultura, onde o presente tema se insere.

Exposições e prémios                                                                              
1984 - 2º prémio no concurso de fotografia -Navio Escola Sagres (Macau); 1996 - Exposição colectiva (Macau); 2001 a 2004 - Menções honrosas nos concursos da Junta de Turismo da Ericeira; 2009 - Abril - Exposição de Fotografia de Macau - Clube Pessoal EDP (Lisboa); 2010 - Fevereiro – Exposição colectiva (Cascais); 2010 - Fevereiro e Março - Exposição Cultos, Templos, Ou Mun - Ano Novo Lunar em Macau na Delegação Económica e Comercial e Turismo de Macau (Lisboa); 2010 – Exposição Expressões Lorosae: Abril e Maio – Clube EDP (Lisboa); Julho – Clube TAP (Lisboa); Julho a Setembro – Coop. Comunicação e Cultura (Torres Vedras).

Sem comentários:

Enviar um comentário